Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O candidato a vice-presidente pelo PRTB, general Antônio Hamilton Mourão, fez campanha, hoje, em Santa Maria. Representando o postulante à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), Mourão cumpriu agenda na cidade por cerca de duas horas. O candidato participou de uma carreata, caminhou pelo Calçadão e cumprimentou apoiadores.
Vindo de Pelotas, na zona sul do Estado, Mourão chegou no aeroporto de Santa Maria por volta das 15h40min, em um avião fretado. Antes mesmo da chegada do candidato, apoiadores da chapa já o esperavam no estacionamento do aeroporto, com bandeiras e adesivos.
Assim que desembarcou, simpatizantes saíram em carreata, partindo do Bairro Camobi, pela Faixa Velha de Camobi, até o comitê central do PSL, localizado nas esquinas das ruas Coronel Niderauer e Floriano Peixoto, onde apoiadores entoavam "mito." O candidato não discursou à população, apenas concedeu uma rápida coletiva de imprensa.
Acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer (MDB), pelo vice-governador do Estado e candidato à reeleição, José Paulo Cairoli (PSD), pelo deputado estadual eleito tenente-coronel Zucco (PSL) , pelo deputado federal eleito e presidente estadual do MDB, Alceu Moreira, Mourão caminhou pelo Calçadão, cumprimentou eleitores e tomou café na Galeria Chami.
Quando questionado sobre a polarização partidária entre a esquerda e a direita no segundo turno das eleições, o candidato a vice de Bolsonaro comentou que, depois de muitos anos, os brasileiros não terão apenas o PSDB e o PT como alternativa. Para ele, o primeiro turno foi uma prova da vontade do povo.
- Há uma mudança da vontade popular. Durante muito tempo, nós ficamos entre o PT e PSDB. Essa dupla não deu certo, nos conduziu à situação que o país está vivendo. A resposta da população já foi dada no primeiro turno, com uma votação expressiva para parlamentares que têm o pensamento como o nosso - comentou o general.
ESTADO
Ao falar sobre as propostas para o Rio Grande do Sul, Mourão relembrou as relações com Santa Maria e salientou os problemas de infraestrutura que o Estado enfrenta atualmente.
- Em 1969, meu pai servia aqui na cidade e eu passei parte das férias aqui na cidade. Santa Maria é um exemplo para as Forças Armadas. Em relação ao Estado, precisamos melhorar a infraestrutura para o escoamento e a armazenagem da safra. Precisamos investir na construção e melhorias das ferrovias e nas duplicações das BRs 290 e 116 - afirmou o candidato.
OUTROS CANDIDATOS
No primeiro turno das eleições presidenciáveis, o único candidato que fez campanha em Santa Maria foi o candidato do PPL, João Goulart Filho. Jango filho, como é chamado, esteve na cidade por duas oportunidades.
Já no segundo turno, a candidata a vice-presidente na chapa liderada pelo presidenciável Fernando Haddad (PT), a deputada estadual Manuela D'Ávila cumpriu agenda de campanha em Santa Maria no dia 13 de outubro.